Buscar
  • Monteggia

Nos bastidores dos hospitais, Engenharia Clínica contribui com qualidade dos equipamentos!


Monitoramento de sistemas e manutenção preventiva são fundamentais para segurança do ambiente hospitalar e sustentabilidade dos empreendimentos



Manter o bom funcionamento de um hospital, com equipamentos vitais operando corretamente para a segurança de pacientes e funcionários, também é tarefa para engenheiros. A Engenharia Clínica, como é chamada a atuação das modalidades nos bastidores dos hospitais, é responsável pela realização de inventários das máquinas, análise de propostas de peças técnicas, solicitações de compras de materiais ou acessórios médico-hospitalares, calibragem de aparelhos e outros serviços.


“São equipamentos que não podem falhar. Então, os engenheiros, principalmente eletricistas e mecânicos, trabalham na manutenção preventiva, que evita problemas nesses aparelhos, considerados fundamentais para colaboradores e pessoas internadas em um hospital”, destaca o Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho, Alcides Pascoal Junior, presidente da Associação dos Engenheiros do Vale do Ivaí (Asseavi).


Além de contribuir com a qualidade dos equipamentos, a Engenharia Clínica também apresenta ferramentas que podem reduzir os custos de operação do empreendimento, e consequentemente, o hospital tem a possibilidade de fazer novos investimentos na área da saúde. Os engenheiros são responsáveis pelo agendamento das manutenções preventivas e corretivas e acompanham a realização dos serviços executadas pelas terceirizadas. O processo de monitoramento também identifica a necessidade de dar baixa ao equipamento com relatórios de obsolescência.

“Existe um profissional responsável pelo gerenciamento, que monitora se aquele sistema está se deteriorando e a necessidade de manutenção preventiva, antes de um problema mais grave com um custo maior. No final desta cadeia, a presença do engenheiro significa economia nos gastos de um hospital aliada à segurança e qualidade de atendimento”, avalia Júnior.


A Engenharia de Segurança do Trabalho também atua no monitoramento da estrutura física dos hospitais. Tubulações de cobre do sistema de gases passam por testes periódicos para se evitar fissuras, assim como os hidrantes são vistoriados regularmente. “A Engenharia trabalha nesta área em conjunto com os bombeiros que fazem suas respectivas exigências. Dentro dos hospitais, os engenheiros também participam da elaboração e aplicação dos treinamentos operacionais”, completa.

3 visualizações

Rua Amapá, 132, Loja 01, Ponta Porã, Cachoeirinha, RS, CEP: 94.935-050

© Copyright 2018 - Monteggia Soluções para Centros Cirúrgicos