top of page
Buscar
  • Foto do escritorMonteggia

Equipamentos Médicos: desafios durante a COVID-19

Com o aumento de casos do novo coronavírus, combinado ao baixo índice de médicos por habitante no Brasil, lideranças da saúde debateram sobre os desafios durante a COVID-19 em relação aos equipamentos médicos durante webinar, promovido pela Hospitalar na Semana on-line Hospitalar.

Sob o tema “Equipamentos Médicos: desafios durante a COVID-19”, Alexandre Ferreli Souza, Presidente da ABCLIN, abriu o bate-papo destacando que os principais problemas enfrentados são equipes de saúde mal preparadas, falta de gestão tecnológica e principalmente altos valores para equipamentos antigos e desnecessários.


Ana Paula Santos, VP de marketing da ABCLIN, exemplifica as dificuldades enfrentadas para a disponibilização de equipamentos médicos, em especial em regiões remotas. “Existe na região norte um grande problema de logística, principalmente para compra de materiais desde os mais simples aos mais complexos, incluindo o transporte, que muitas vezes é feito de barco, por exemplo”, citou. “Neste momento que precisamos da rapidez, a falta de planejamento tem sido o principal vilão para a saúde”.

Além disso, o VP de Engenharia Clínica da Beneficência Portuguesa, José Ricardo Pereira, afirmou que muito da piora da pandemia e o índice de óbitos cabe também à falta de planejamento da Engenharia Clínica dentro de hospitais: “A engenharia clinica é uma espécie de remédio para um problema crônico, porém sem todo um planejamento de aquisição, não resolve”, afirmou. “Esta pandemia vez com que hospitais públicos e privados precisassem aprender e colocar em prática algo que hospitais bem planejados demoraram anos para conseguir”, finalizou. 


Ressaltando as burocracias enfrentadas, Guilherme Xavier, CEO da Equipa Care, atribui isso também à falta de planejamento “Não existe um planejamento para manutenções e/ou novas aquisições. Um exemplo é para trocar a bateria de um dos equipamentos, onde muitas vezes o fornecedor pede 60 dias. Quantas vidas são perdidas neste prazo?”, indagou. 

6 visualizações0 comentário
bottom of page